A importância do treinamento e capacitação de seus colaboradores
No cenário atual, a tecnologia vem tomando conta de todos os processos das empresas e gerando uma constante mudança. A todo instante, vão sendo elaborados novos projetos de treinamento e capacitação dos colaboradores, já que estão à disposição no mercado diversas ferramentas de comunicação prática e gestão da informação.
Os líderes das empresas sabem que é muito importante para o crescimento de resultados que seus funcionários estejam todos treinados e capacitados. Apenas assim, seus produtos ou serviços terão a qualidade desejada e seus clientes se sentirão seguros com um bom relacionamento e uma boa reputação da marca. Isso tudo só é possível com a comunicação interna, o RH e os gestores informando os colaboradores sobre a empresa, atividades, ferramentas, conhecimento teórico e processos diários.
Cada vez mais, essas equipes buscam formas de incentivar o treinamento e a capacitação de funcionários, tentando fazer com que estes se sintam confiantes e seguros com suas atividades e, consequentemente, satisfeitos com a empresa.
Qual a duração ideal para o período de capacitação?
O período de adaptação deve ser considerado e a cobrança não deve vir tão cedo. É por isso que o tempo inicial de cada colaborador na empresa tem de ser respeitado e ele deve passar por um processo de introdução e treinamento. Lembre-se: a motivação e o engajamento começam a ser conquistados desde o primeiro dia de trabalho.
Agora, qual a duração ideal? Isso depende do seu trabalho. Cada empresa, área ou cargo tem processos, ferramentas e conhecimentos exigidos diferentes. Você tem que saber qual o tempo ideal de adaptação e absorção de informação para cada um. Porém, é esperado, no mínimo, 2 dias de puro treinamento e uma semana para absorver informação e se adaptar à rotina e à equipe.
Como implementar um processo de treinamento?
Para você implementar o treinamento de funcionários como um processo da sua empresa, você deve começar a incentivar na sua cultura organizacional. Adote ferramentas – como a TV Corporativa utilizada em treinamentos e comunicação interna – envolva toda a equipe, responsabilize o RH e gestores e se preocupe com um clima agradável para gerar engajamento desde o início.
Treine todos os novos colaboradores até absorverem todo o conteúdo prático e teórico necessário. Em caso de novos cargos e funções para funcionários antigos, faça o mesmo. Todos devem saber os processos completos para fazer o melhor trabalho possível e adotar boas práticas de trabalho. Isso é responsabilidade da empresa!
Mesmo sabendo da importância dos treinamentos, muitos gestores não os realizam como deveriam, por falta de tempo e pela pressa de ver os resultados acontecendo. Porém, se for usado um tempo maior para capacitação, o período inicial sem cobranças de resultados e só com o aprendizado é capaz de gerar uma melhor performance no futuro.
Portanto, o treinamento deve ser um processo inicial indispensável e personalizado com a identidade e cultura da empresa. Vale à pena investir em presentes e recepções calorosas. Conquiste seu colaborador! O treinamento acontece diariamente quando se tem um mural digital atualizado em tempo real e a gestão à vista informando constantemente os funcionários. A capacitação é uma estratégia necessária para o bem estar e uma melhor produtividade de seus profissionais!
Gostou do nosso conteúdo? Se inscreva em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos como esse e outros da área de comunicação interna!